quarta-feira, 9 de maio de 2012

A arte no cotidiano








Como podemos pensar e conhecer o cotidiano das comunidades,seus usos e costumes através da arte. Este foi a temática desta semana, onde iniciamos com uma exploração na área central da cidade de Diadema, visitando o museu de arte popular. Juliana prefere ficar encarregada das fotos, adora ser a responsável em registrar a turma.

Chegamos cedo, e enquanto esperávamos fomos tomar um pequeno lanche e depois, a pedido deles, fazer uma visita ao Shopping Praça da Moça que fica ao lado do museu. Expliquei sobre o paraíso do consumo e suas atrações,mas nossa exploração não se deu nas vitrines das lojas, mas nas conversas com os gerentes destas que foram super gentis em conversar com a turma sobre o mercado de trabalho, quais as exigências, atrativos e desafios para acessar este espaço. Desafios como o desafio de aprender porcentagem, um dos conteúdos do teste realizados para a seleção de funcionários.
Na exploração do Museu, muito bem conduzida pelo coordenador Sr. José Luiz, os Jovens puderam visualizar os usos e costumes do povo nordestino através dos trabalhos apresentados e da riqueza de detalhes apresentadas nas peças. Roselayne, migrante da região nordestina, conhecia muitos dos trabalhos e mostrou bastante interesse, seria uma bela agente de cultura.



 A exposição estava maravilhosa,no entanto, a maquete sobre a vida no campo, onde tudo funcionava, encheu o olhar de todos, e voltamos a ser crianças, sem exceções até mesmo eu.
Mas foi no palco do teatro que toda a essência juvenil despertou, todos queriam tiram fotos como se estivesse atuando em uma grande peça. A foto meia que surreal parece demonstrar toda a energia que emanava do grupo.