DIÁRIO DE BORDO/ FLÁVIA




27 de junho de 2012


Bem temos mais três jovens que nos encontraram através do blog, gostaram da proposta e vieram nos procurar. Possuem um sonho, o de poder viver através da arte. Tocam violão  e como projeto pensam em ser educadores e ensinar pessoas de todas as idades a arte das cordas.
Com o evento da Rio+20 os jovens, esperançosos e ansiosos pela viagem, tiveram uma grande decepção quando receberam a notícia de que havia apenas 4 vagas. Na semana passada muitos não vieram a semana toda e só retornaram , aos poucos, a partir de ontem. No sábado quando fomos ao Ibirapuera estávamos apenas em seis pessoas, mas amanhã iremos a Vila Madalena e  ao Museu do Futebol, e espero que todos participem e que o mal estar causado pela não viagem fique no passado. 


*********************************************************************************************


Iniciamos nossas atividades no dia 24 de abril, terça-feira.Dos trinta e seis que se inscreveram apenas treze apareceram para as atividades. Quatro na parte da manhã e nove na parte da tarde. .

Tanto pela manhã, quanto a tarde começamos com o "Hap da Apresentação", conforme sugestão de um dos nossos colegas.
Pela manhã as meninas ficaram bastante a vontade, quando tiveram que transcrever sobre suas perspectivas em relação ao Programa. Kaique o único representante masculino resolveu escolher um outro canto, o que é próprio da idade.

 Após as devidas apresentações e reflexões sobre as perspectivas dos jovens fomos realizar nossa primeira exploração, cujo local escolhido foi o próprio Pólo Cultural LMS e a área externa, bem como percorremos a Rua da Saúde. O objetivo era muito maior do que apenas fazermos a exploração, era a de exercitar os cinco sentidos e buscarmos uma proximidade com o meio. Os jovens perceberam os cheiros, as texturas das árvores, o quente do sol e o frescor das matas, onde lhes expliquei a importância desta como isolamento acústico e térmico. Esta experiência era uma preparatória para a nossa próxima exploração.

25/04/2012
Com o conhecimento básico sobre a importância das matas e das áreas de mananciais no dia seguinte fomos ao Jardim Botânico e Borboletário do Jardim Inamar. O número de jovens aumentou, no período da manhã.  passaram a ser oito. Apesar do Botânico estar muito próximo a suas casas, vinte minutos de ônibus,  eles não conheciam. Só sabiam que naquele lugar antigamente era um canil. Chegamos com atraso, normal para o primeiro dia, A recepção dos monitores Leandro e Tatiana foi maravilhosa, os jovens se sentiram realmente acolhidos. Atenciosos responderam as dezenas de perguntas feitas pelo grupo que interagiram e demonstraram que conheciam o assunto . As fotos postadas foram tiradas pelo grupo, e como primeira sugestão um workshop de fotografia, pois pude perceber que todos gostam muito do tema.
                                                         Entrada do Jardim Botânico

Mata Virgem possui este nome porque antes da ocupação irregular era uma densa mata, totalmente preservada, parte da Mata Atlântica, assim como a mata das trilhas que fizemos no Botânico. Na rua da Saúde ainda tem uma pequena amostra desta mata.
O Leandro realizando a monitoria







Todo o grupo reunido.
Aquecedor Solar - Leandro vai marcar um outro dia para ensinar aos alunos a técnica utilizada, Já vamos guardar material
Bela explicação sobre a erosão por falta de cobertura verde no solo.

26/04/2012
Hoje fomos explorar o centro de São Paulo visitar a exposição sobre a Índia no Centro Cultural Banco do Brasil. Fomos em oito pessoas, uma das meninas avisou que teria que faltar, pois tinha um compromisso. Algumas meninas nunca tinham entrado no metro, então para elas as novidades já começaram no terminal de Diadema.




A exposição estava maravilhosa, todos gostamos muito. O período de visita é que foi muito curto, tivemos que percorrer os quatro andares em uma hora e meia. A exposição era extremamente rica em informações, muitos vídeos onde pudemos conhecer a diversidade cultural, religiosa e étnica existente no país. 


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário